segunda-feira, 4 de julho de 2011

Aceitação, eis a questão!

Hello pueblo mio,
Nossa, parafraseando RC " eu tenho tanto, pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer..." Enfim, eu tive um fim de semana coroado com uma DR*. Interessante, pq nessas DRs da vida temos oportunidades imensas de além de bancar o freud da relação, a gente se "autofreudiza", explicando o neologismo, a gente, começa a se analisar, se conhecer. Tem gente que acha DR uma coisa ruim e desgastante, eu acho ótimoooo!!! pq poucas são as vezes que tenho um feedback sobre mim mesma, por incrével que parível! e graças a deus tive a sorte de ter uma com muita sorte(consorte), de inteligencia o suficiente pra me apontar minhas falhas além de virtudes, de uma maneira muito sábia. Já dizia Sócrates; "só é util o conhecimento que nos torna melhores" , e eu aproveito muito este ensinamento. O melhor de tudo é que a gente não fica parada na dor, a gente destrincha todo o osso, mas conseguimos, na maiorira das vezes, tirar o "s" da palavra crise e assim criar alternativas e restaurar a nós proprias além do relacionamento porque esse papinho velho e manjado de "sindrome de gabriela" ( eu nasci assim, eu cresci assim) num dá mermo!!!Até porque o foco é o relacionamento e não a gente em si, este é o plus.

O que eu observo nas demais relações sejam ela de que tipo, afetivo ou orientação for, além de uma dificuldade para se desfazer da auto-surdez, que dá mais um post, a dificuldade em aceitar a coisa como ela é e isso faz toda a diferença. O Orgulho e o egoísmo do ser humano é tanto e realmente o nosso maior problema, como revela Kardec, que distorce tantos sentimentos e acontecimentos, que se não fossem visto de forma tão míope, dariam uma sincera direção a quem se lança na floresta do autoconhecimento.Meu professor Gaudino me ensinou algo muito interessante um dia, que a palavra nirvana significa "fora do bosque". Ou seja, quando nos conhecemos, vamos retirando essa mata fechada e desconhecida de nós mesmos de nossa frente e andamos como mateiros, sabendo todas as armadilhas e caminhos da floresta de nós mesmos, para enfim andarmos em segurança, nossa como eu to filósofa e poética!

Tá brijha, mas que pólvora é essa que tu descobristes e não revelas?
Deveria ser simples, mas não é tão. É algo chamado ACEITAÇÃO.
Eu sempre faço e recomendo aos outros escutarem qualquer elogio ou critica(principalmente) como uma mensagem repassada pela Fátima Bernardes do Jornal Nacional ( a Sandra Anhenberg é muito íntima), tipo: "morreram 18  crianças soterradas fruto de um barranco despencado sobre uma escola"'. A Fátima Bernardes não dá essa mensagem chorando copiosamente lembrando dos filhos dela. Ela repassa a mensagem sem emoção porque o filtro que ela joga é o do não julgamento.Aí vc diz: "é, julgar é o problema". Não, julgar não é o problema, o julgamento é natural já que é ele que vai nos dar direcionamento. O grande problema é chamar nossas emoções pra julgar somente, e esquecer do discernimento. Xiiii ja vi que este post vai ficar incomensuravel...Mais muito bem, é nesta faixa de gaza que a coisa pega. porque entre ouvir e julgar é preciso a aceitação. Jogar o orgulho de lado e pensar "e se fosse verdade?". Fulano diz que eu sou uma vagabunda, "e se fosse verdade?". Você não tem inimigos??? procure um, eles são ótimos pra dizer o que a gente merece ou não merece ouvir, dão materia para auto-analise as pencas, por isso agradeço todos os meus não simpatizantes os anos de analise que economizei só com este método do "E se fosse verdade", com a colaboração de suas ferrenhas e maliciosas linguas, é claro.

Pois bem, como eu sempre gosto de fazer, vamos compreender primeiro o que é a aceitação.
Aceitação é acolher sem críticas ou julgamentos. É abraçar a totalidade de uma situação ou experiência, É como diz Yanla Vazant "A consciencientização interior de que tudo vai bem, apesar do que esteja acontecendo fora de nós" - adoro isso!


Você não precisa gostar do que está acontecendo na sua vida, mas precisa aceitar que a tal coisa, o que quer que esteja ocorrendo, esta sim acontecendo. Digo isso porque quando se entra nesta de negação, que é a mais destrutiva e comum, você acaba com toda a sua oportunidade de se melhorar e melhorar a situação que se chegou onde chegou. Enquanto você não aceitar a realidade, ficará impotente para definir o que precisa fazer. Deixar de aceitar a realidade é negar que você pode fazer uma escolha consciente. Quando você não faz escolhas, vive à revelia e torna-se "vítima" das circunstancias. Aposto que vc sabe do que estou falando. Quando a coisa começa a não ocorrer muito que perfeitamente como você gostaria que fosse, você passa a sentir medo ou raiva e nada faz sentido.

A aceitação é um simples reconhecimento, é o reconhecimento por enxergar uma coisa como ela realmente é, sem drama; Mas também é de fundamental importancia saber que por piores que pareçam as experiencias, elas são temporárias. Aceitar que uma experiencia é temporaria a torna mais facil de administrar, caso contrario ela se repetirá inumeras vezes em sua vida, com pessoas ou contextos diferentes, mas o essencial é olhar para o fundo e não a forma da experiencia.(isso é muito importante!). É que nem video-game, você só muda de tela quando passa por todos os obstaculos em totalidade, e quando vc "pega a manha", já faz com os pés na costa e passar a fase, vai na boa e ainda ensina. O que não significa que você deixará de sentir temporariamente, raiva, medo, depressão ou loucura. Significa que quando você sabe que uma situação é passageira, consegue lidar com ela com maior serenidade. A aceitação é uma especie de bilhete de trem que leva você com mais rapidez do lugar do desespero, medo ou raiva ao ponto que você quer chegar, sem ter que passar por tantas emoções negativas. Aceitar a coisa não significa que você aprove e nem significa que estas coisas não tenham impacto sobre você. Aceitar significa que você consegue despir-se melhor da emoção, lembra dela? e ter mais objetividade para enxergar o que está acontecendo de fato. E talvez venha até a descobrir que o que está ocorrendo nada tem a ver com você. Talvez você esteja enxergando, sentindo e mesmo sabendo que algo precisa ser feito. Mas é necessário a postura emocional distanciada da aceitação pra que você consiga ter discernimento(julgamento) para fazer uma escolha sábia.

A aceitação é uma forma de iniciação, um rito de passagem. A gente passa da fantasia criada em nossa mente, como forma de proteção (dá um truq, como eu gosto de dizer!), para um mundo real de verdades e de fatos. É um aviso ao(a) guerreiro(a) que mora em você de que está na hora de mostrar sua fibra, ela é um ato só dos fortes, porque é preciso ter muita CORAGEM pois nos leva a fazer aquilo que precisa ser feito antes de sermos forçados a fazê-lo. Quando você aceita a realidade de sua vida, demonstra que é um ser consciente e reverencia além da lucidez, a sabedoria, a força e a tenacidade do espírito divino que habita em você!
Mas nem sempre a gente precisa concordar lembra? Pois é, quando você aceita a realidade das escolhas que os outros fazem, dando-se conta, mesmo sem gostar do que está acontecendo - de que tem força e coragem para enfrentar aquilo, e está honrando o direito de escolha dos outros sem culpa-las pelas suas próprias feridas. É reconhecer que existem necessidades e circunstancias além das suas. Ao reconhecer isso, você adquire o poder de desenvolver uma estratégia de proteção sem pisar nas necessidades dos outros. Ou, o divino direito de se ferrarem, que alguns chamam de livre-arbítrio também.
 A estrategia é a seguinte: quando você aceita o que é, torna-se intensamente consciente do que não é. Quando você sabe o que não é, pode começar a decidir o que fazer. 
É preciso sim uma boa dose de paciencia e autoconfiança para saber que fará as escolhas certas. Eu não conheço ninguém que tenha feito algo errado sem querer conhecendo a direção que ia. Seja paciente quando sentir raiva ou medo, pois faz parte. Seja paciente quando cair na tentação de mentir pra você, não aceitando a realidade. E seja mais paciente ainda quando as coisas parecerem tão erradas, que jamais se ajeitarão. Faça isso sabendo que o que é seu virá para você da forma correta e no momento que tiver que vir, não possuimos nada do universo, esta idéia de posse é uma ilusão. Com paciencia admita e aceite que o que não é para você não será para você, a despeito do que possa dizer para si.

* Discutir a Relação

2 comentários:

  1. Adorei, Bri! E concordo!
    Mas quando vc diz que "por piores que pareçam as experiencias, elas são temporárias",eu discordo. A minha situação é quase definitiva. Digo quase porque não dá pra se desfazer da esperança. Mas é o tipo de situação limite em que ou vc aceita ou aceita. Não tem pra onde correr. E depois que vc aceita, o mundo se abre na sua frente, as coisas boas começam a acontecer e as pessoas (algumas)começam a aceitar também. A vida melhora muuuito. Desesperar diante das dificuldades só as tornam mais difíceis. Um dia ouvi o tio Ali (sei que vc assiste a novela também rsrs)dizer a seguinte frase: "Tudo nessa vida nasce pequeno e vai crescendo com o passar do tempo. Menos o desespero. Ele nasce muito grande e depois vai diminuindo."
    Quanto às DRs da vida, eu também adoro! Concordo quando vc diz que é uma ótima maneira de conhecermos nossos defeitos. E eu acrescento: é uma ótima oportunidade também pra vc se colocar no lugar do seu parceiro, entender o que ele espera de vc e até onde vc está disposto a, pelo menos, tentar mudar as atitudes que o incomodam.
    Bjo querida. Tô te seguindo agora.

    ResponderExcluir
  2. Dei, sua situação fisica pode ser definitiva, mas estou falando da situação mental. Vc precisa aceitar o fisico que o mental muda, assim como o cenario fisico além de vc muda tbm, entendeu?
    Adorei o tio Ali e sua colocação:"é uma ótima oportunidade também pra vc se colocar no lugar do seu parceiro, entender o que ele espera de vc e até onde vc está disposto a, pelo menos, tentar mudar as atitudes que o incomodam.", mas uma pra eu aprender, to com vc e não abro, e sabes que sou sua fã e seguidora tbm!

    ResponderExcluir