segunda-feira, 11 de julho de 2011

Paz interior?


Há muito tempo atrás no orkut, eu tive uma comunidade que se chamava "Emoções são cavalos selvagens", onde falávamos sobre este assunto, fazíamos exercícios para aprendermos a lidar com esses nossos cavalos; E é sobre elas, as emoções, que quero falar agora.

Todos têm emoções, é fato, pois elas é que dão o plus em nossas vidas, porém pobre do homem que coloca os instintos a serviço de sua inteligência (Já dizia o Tio Ali do Clone). As emoções são cavalos selvagens, como eu gosto de dizer, e se apresentam de forma tão descontrolada e tão pouco harmônicas que nem sequer podemos guiá-las. Até assemelham-se a fenômenos atmosféricos, pois mudam sem que tenhamos a mínima capacidade de conduzi-las. Dessa forma, reagimos de maneira violenta, como uma tormenta, e então nos confundimos, por isso numa hora nos deprimimos e nos angustiamos; depois estamos contentes, entusiasmados, e outra vez tristes. Talvez fosse possível prever esses fenômenos, mas acontece aquilo que se verifica com aqueles que fazem a previsão do tempo: poucas vezes acertam.

 No frigir dos ovos, é a cólera que nos perturba, nos desestabiliza e quando perdemos o eixo já não sabemos o que fazer. O que amávamos agora odiamos; o que sabíamos a pouco tempo atrás, ignoramos; O que deveríamos saber já não faz o menor sentido.Quantas vezes por falta deste domínio sobre as emoções, ferimos pessoas que amamos porque dizemos coisas que não devíamos dizer? Por falta de controle. Nesses momentos o homem não é feliz, perdeu a oportunidade de sê-lo, pois começa a somar arrependimentos e rancores. Se deixarmos esses cavalos selvagens dirigirem nossas vidas, então nossa felicidade dependerá das emoções. Portanto, é importante aprendermos a controlá-las.

O trabalho sobre as emoções é um trabalho de EDUCAÇÃO, pois é necessário acalmá-las e para isso temos que colocar VONTADE. Este é o combustível! Pra se montar a cavalo, é preciso saber segurar as rédeas a fim de cavalgar. Assim são as emoções, elas precisam entender quem comanda quem as dirige, mas sem nunca colocar a força para controlá-las, pois senão elas se desgarram. O correto é que as emoções se expressem, mas apenas segundo certas normas de JUSTAS convivências, e sempre que a expressão não destrua os demais, não gere uma revolta, pois cabe a si mesmo perguntar: porque os demais suportariam minha falta de cortesia? Assim como tivemos que aprender a fazer muitas coisas que não sabíamos e que a princípio pareciam difíceis, assim também podemos educar as emoções.


Para se ter paz interna é necessário aprender a conduzir as emoções, e esta é nossa responsabilidade, pois de maneira alguma se pode falar em felicidade, plenitude, ou satisfação, se perdemos tanta energia em casa através des desequilíbrios emocionais que nos ocorrem.


Tá e como controlar as emoções? Como educá-las? Lembra da aceitação? Primeiro aceitamos a emoção, para posteriormente identificá-la e assim educá-la. Exemplo, se você é alguém muito “colérica”, vire e mexe explode com alguém, mas adora sair por aí arrotando que o mundo está violento, tem que ser você o primeiro a não agir com violência, fazer como dizia e fazia Gandhi "seja você primeiro a mudança que quer no mundo". É justamente agir como você gostaria que o mundo e o outros agissem com você. Outra coisa boa são as pessoas, elas adoram apontar defeitos, mas lembre-se sempre que a gente só reconhece no outro aquilo que está dentro de nós, frase perfeita do Dr. Adalberto Barreto. Então antes de falar que fulano é egoísta, lembre-se que você só identificou o egoísmo dele porque este mesmo sentimento vive  também dentro de você, então quando você sofrer a tentação de achar que é um gatinho inofensivo e injustiçado, lembre-se que isso não existe!. O outro só é nosso espelho. Em outro processo, percebem-se bem as negações, quando uma pessoa chega com você e lhe chama de “burro”, você pode até nem levar em consideração a primeira ofensa que ela lhe fez, mas se vier uma segunda e lhe falar a mesma coisa, fique atento (a) e se ainda aparecer outra terceira validando o que a primeira e a segunda lhe falaram, é hora de olhar bem no espelho porque pode estar caindo feno de sua boca. Seja honesto, se ajude antes que você venha querer bancar o ofendido e negar, o pior doente não é aquele que toma remédio, o pior doente é aquele que vai viver doente pro resto da vida sem ao menos perceber a sua doença. A coisa não vai acontecer de supetão, você não vai dormir “sal” e por encanto acordar “açúcar”, mas sem o exercício diário das virtudes, você não as irá alcançar. É como já ensinava São Francisco de Assis “Faça o necessário, depois o possível, e, de repente, você estará fazendo o impossível”. Mas acredite que você é capaz, porque se ele que também era ser - humano como nós, fez, porque não faremos? Ele abriu a porta nos cabe passar também. Então, fique esperto!

2 comentários:

  1. Eu costumo usar as atitudes das pessoas como espelho, mas um espelho negativo. As atitudes positivas eu admiro e guardo como referência. Já as negativas, eu reflito no meu espelho, me coloco na situação e digo: Eu não quero isso para a minha vida. Eu não quero ser assim.
    Nem sempre é fácil, mas com o tempo, vc começa a domar seus cavalos.

    ResponderExcluir
  2. Vc é uma afortunada Dei, porque a maioria das pessoas não faz nem o reconhecimento do sentimento. Nega e a vida ja fica um alvoroço. Parece que a negação é a palavra de ordem do milenio, infelizmente.

    ResponderExcluir