terça-feira, 30 de junho de 2009

Acenda a fogueira no seu coração

Festas Juninas... eu não via a hora desta data chegar! e nada melhor do que estreiar um blog em festa. Mais há um motivo especial para que eu adore a época junina: É o anúncio do verão aqui na Região Norte, ou como comemoravam os antigos Pagãos (camponeses), o solstício de verão, e eu amooo verão!

Os povos antigos festejavam a noite mais curta e o dia mais longo do ano com diferentes celebrações: Vestália em Roma; o Dia dos Casais na Grécia; festa de Epona no País de Gales; Thing-Tide, na Escandinávia; Alban Heflin, na tradição anglo-saxã ou a Dança do Sol. dos nativos norte-americanos.Na Europa, as celebrações desta data foram absorvidas pela fé cristã de São João, cujo nome originou-se da erva usada com fins curativos ou mágicos, como proteção ou para proporcionar sonhos e presságios. As homenagens aos Seres da Natureza ou às Divindades também foram substituídas pelas populares e folclóricas festas juninas.

O auge da luz solar marcava o poder máximo do Sol, prenunciando, também, o começo de seu declínio.Por isso, o solstício de verão era um marco, a natureza comemora com a beleza das flores e a abundância dos frutos, é uma felicidade só!

Uma vez, no grupo de TC(Terapia Comunitária) falávamos de um São João inesquecível, e eu me dei por conta que todos os meus São Joãos foram inesquecíveis, cada um com sua mágica, com sua alegria, com o seu diferencial.

Este ano eu fui convidada a participar da Festa Junina do "Cidade Jardim", pela amiga Gio e aproveitamos para expor nossos produtos de venda. Arrumamos nosso material e fomos ajeitar nossa barraca que ficou uma fofura! ficava num ponto privilegiado e todos passaram por lá.Eu fiquei de cozinheira e adorei ter passado a noite cuidando do mingau e do milho cozido, meu amigo Mário de vez em quando me servia e vinha sempre sorrindo com suas brincadeiras, a criançada tava em polvoroza tudo em clima de interior, tava perfeito!!!! Encontrei pessoas que não via a séculos (calma que eu não sou tão velha assim...rs), pessoas muito queridas. Tava tudo ótimo, a comida, a música, as companhias...



Ahhh como e quero que minha vida seja assim, sempre uma eterna Festa Junina!!!